-
Arquitetos: Gluck+; Gluck+
- Área: 236 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Paul Warchol
-
Fabricantes: Benjamin Moore, EPDM Roofing, Larry Hayden, Mack Custom Woodworking, Oldcastle BuildingEnvelope, Omnia Industries, Vaporshield, VaproShield
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa de veraneio é projetada como uma escadaria até o topo das árvores. Mantendo a pegada ecológica mínima, de forma a não prejudicar o local arborizado, cada um dos três primeiros pavimentos tem apenas um pequeno quarto e banheiro, cada uma pequena suíte. O último pavimento, que contém os espaços de estar, se espalha a partir da torre como o dossel da floresta, proporcionando vistas do lago e das montanhas à distância. Um terraço aberto na cobertura estende o espaço de estar acima das árvores, oferecendo um mirante deslumbrante. A escada fechada em vidro também ressalta o caminho da floresta até as copas das árvores, enquanto o verde escuro e o vidro externo pintado camuflam a casa ao refletir a floresta, desmaterializando sua forma. Ao anoitecer, mini luzes que pontilham a escada imitam os vaga-lumes brilhando na floresta enquanto o dia se torna escuro.
Como uma casa de férias, a "Casa da Torre" é utilizada durante algumas semanas no inverno e a maioria dos finais de semana no verão. O imperativo do projeto foi desenvolver uma solução sustentável e energeticamente eficaz, com custos operacionais e manutenção mínimos para uma casa ocupada parcialmente. Os dormitórios voltados ao norte aproveitam a luz e as vistas com vidro do piso ao teto. Para otimizar a economia de energia no aquecimento e refrigeração, uma estratégia sustentável em duas partes foi utilizada para reduzir a pegada de aquecimento no inverno e evitar o uso de ar condicionado no verão.
Enquanto a casa tem aquecimento tradicional, através da concentração de todas as áreas molhadas da casa em um núcleo central isolado, parte da casa pode ser "desligada" no inverno quando não está sendo usada. Neste caso, uma área de apenas 65 metros quadrados dos 236 totais é aquecida. Ao fechar a construção no núcleo isolado, há uma redução de 49% no uso de energia. No verão, a casa é confortável sem uso de ar condicionado. O ar frio é aspirado e através da casa usando o efeito chaminé. Vidro na fachada sul nas escadas cria uma chaminé solar e conforme o ar quente sobe, sai pelo topo, fazendo com que o ar frio circule pela casa a partir do lado norte.